Como vai ser meu filho com Transtorno do Espectro do Autismo no futuro? Ele vai falar? Vai fazer faculdade? 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa que afeta o desenvolvimento social, comportamental e comunicativo das crianças. Como pais, é natural se preocupar com o futuro e são  comuns algumas perguntas: “ Ele vai conseguir falar?Como vai ser meu filho adulto? Vai fazer faculdade?”. A Dra. Luane, neuropediatra em São Paulo especializada no tratamento de TEA, está aqui para fornecer algumas respostas e orientações sobre o desenvolvimento a longo prazo de crianças com autismo.

Desenvolvimento da Comunicação

Uma das principais preocupações dos pais é se seus filhos com TEA, principalmente não- verbais,  vão desenvolver habilidades de comunicação, muitas vezes entendida como fala. A resposta é que isso pode variar amplamente entre indivíduos no espectro e que a fala não é a única forma de comunicação. 

Muitas crianças com TEA podem desenvolver habilidades de fala e linguagem, especialmente com intervenções precoces. No entanto, algumas podem continuar a enfrentar desafios significativos na comunicação verbal e podem se beneficiar do uso de métodos de comunicação alternativa, como a comunicação aumentativa e alternativa (CAA).

Educação e Aprendizado

Outra pergunta frequente é referente ao percurso escolar e acadêmico do paciente com o diagnóstico. O percurso educacional de uma criança com TEA depende de vários fatores, incluindo o nível de suporte, comorbidades existentes, como a associação com deficiência intelectual, TDAH,  Transtorno de habilidades escolares, dentre outras,  e as intervenções terapêuticas recebidas ao longo do desenvolvimento.

Vida Adulta e Independência

O nível de independência que uma pessoa com TEA pode alcançar também varia. Alguns indivíduos podem viver de forma independente, enquanto outros podem necessitar de apoio contínuo.

A intervenção precoce é fundamental para maximizar o potencial de desenvolvimento das crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, otimizando habilidades sociais, comunicativas e de vida diária.

Comorbidades e uso de medicações

As medicações usadas amplamente nos pacientes com TEA não são para tratamento do transtorno em si, mas para as comorbidades associadas. É muito comum a associação de TEA com TDAH, Transtorno Opositor-Desafiador, transtorno de humor, ,distúrbio de sono, epilepsia, deficiência intelectual,  dentre outras. A correta identificação destas condições são muito importantes para o tratamento correto e  dirigido destes pacientes. 

Como a Dra. Luane Pode Ajudar

A Dra. Luane, neuropediatra em São Paulo, oferece uma abordagem compreensiva e personalizada para o tratamento de crianças com TEA. Ela trabalha em conjunto com famílias para desenvolver planos de tratamento que atendam às necessidades específicas de cada criança, com foco no desenvolvimento integral e na qualidade de vida.

Se você tem preocupações sobre o desenvolvimento do seu filho e deseja orientações especializadas, agende uma consulta com a Dra. Luane. Ela está comprometida em fornecer o melhor atendimento e suporte para crianças com TEA e suas famílias.

Entre em contato hoje mesmo para marcar uma consulta e começar a jornada para um futuro mais promissor para o seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *